quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PPP 2010 do chico


PPP 2010 do chico



P.P.P.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



ESCOLA MUNICIPAL CHICO SANTEIRO



“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”
AUGUSTO CURY



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL CHICO SANTEIRO
ENSINO – EDUCAÇÃO INFANTIL, 1º AO 5º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA



PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Apoio:
PDE / SME / UFRN



          NATAL – RN / 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

É uma ação intencional com o sentido explícito, com o compromisso definido coletivamente.

É Político:
Por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária;
Por estar comprometido com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.

É Pedagógico
Por possibilitar a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo;
Por definir as ações educativas e as características necessárias às escolas cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.


“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”
AUGUSTO CURY

EQUIPE GESTORA
Maria Raquel Medeiros
Claudete Maria Souza



EQUIPE DE IMPLEMENTAÇÃO
Claudete Maria Souza
Elaine Cristina de Moura Rodrigues
Francisco de Assis Moreira
Lécia Maria Cavalcanti
Maria Raquel Medeiros
Raimunda Moura Bezerra de Farias

Professores dos turnos: matutino, vespertino e                                                                 noturno


   


NATAL – RN / 2010
SUMÁRIO
Apresentação
1. Justificativa
2. Caracterização da Escola
     2.1 Condição Física e Material
     2.2 Contexto cultural
     2.3 Quadro de Pessoal
     2.4 História da Instituição Escolar
     2.5 O currículo na prática escolar
     2.6 Plano Anual
3. Objetivos
     3.1 - Geral – Nossos Valores e Missão
     3.2 – Específicos
4. Metas e Ações
     4.1 Nossos valores
     4.2 Visão de futuro
5. Organização do trabalho escolar
     5.1 Conselho Escolar
     5.2 Regimento Escolar
     5.3 Calendário escolar
     5.4 Recursos da escola
     5.5 Atividades Educativas Complementares
6.  Avaliação
7. Considerações Finais
Anexos
Bibliografia
APRESENTAÇÃO

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Chico Santeiro busca de forma coletiva a participação organizada de todos os segmentos que compõe a nossa comunidade escolar com o intuito de assegurar educação de qualidade á todos os alunos que nela se integram. Por isto intensifica reflexões a respeito de suas ações, visando dinamizar o processo educacional. Esta Instituição compreende a política nacional, as diretrizes da política municipal, as aspirações da comunidade, os objetivos e valores da Escola e os resultados de desempenho escolar.
Fundamentado na lei 9.394/96 da nova LDB, art. 12, inc. l que diz, “... os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica...”. Assim, por prerrogativa desta lei e pela consciência política dos seus educadores que a Escola Chico Santeiro implementa,  este documento visando intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e renovadoras estabelecendo a partir daí uma forma de organização do trabalho pedagógico que domine os conflitos, buscando excluir as relações competitivas, corporativas e autoritárias, trazendo para um compromisso coletivo.
Pretende-se através deste, promover ao corpo docente reflexões-ação reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem baseada na Ética, Solidariedade, Justiça Social e liberdade a uma efetivação de uma política pedagógica coerente, tendo como referencia esses valores sócio-humanitários.
Sendo a escola lócus de confluências e de interesses, nela reside os mais diversos problemas conflitais, ora de origem social, ora de ordem pedagógica. O que vemos repetir-se continuamente é um contingente de alunos abandonando a escola, e muitos dos que persistem enfrentam anos consecutivos de reprovação. Ou seja, o fracasso escolar, movido pelo desinteresse e indisciplina é fruto de uma escola que perpetua injustiças sociais que sempre fizeram parte da história do povo brasileiro.
Diante de tudo isso, a Escola tem consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão deverá estar apoiada sobre as quatro aprendizagens fundamentais que funcionam como pilares da Educação voltada para o desenvolvimento das potencialidades e capacidades dos educandos.
1. JUSTIFICATIVA

Considerando que a escola reflete as contradições da sociedade e, por outro lado, justifica um espaço privilegiado de transmissão e construção do saber e da cultura que esta instituição busca redimensionar o fazer pedagógico a partir da revisão dos horizontes adotados. Foi pensando assim que a equipe de educadores elaborou esse documento tendo em foco nossa comunidade em vista de proporcioná-la uma aprendizagem mais rica e significativa tendo como ponto de partida a sua realidade social.
A contemporaneidade traz uma época que engloba violência, desemprego, desestrutura familiar e a falta de estímulo aos nossos jovens, que ainda não sabem o que lhes reserva o futuro. Por isso, precisamos refletir sobre nossas concepções e ações para formarmos jovens cidadãos que possam questionar, argumentar e defender seus direitos e deveres, como participantes do crescimento e desenvolvimento do nosso país.
Vários são os problemas enfrentados por quem faz educação. No entanto precisamos ter objetivos e juntos, repensarmos em alternativas que venham minimizar os problemas internos e externos vividos no dia escolar.  Não podemos analisar os problemas educacionais sem uma contextualização global, pois os Fenômenos manifestados em seu âmbito, apesar de sua especificidade são determinados pela forma como se constitui a sociedade e como se estabelecem no seu interior as relações de dominação e estrutura de poder. Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, perde sua identidade, gerando filhos sem valores, sem princípios. As conseqüências da crise global interferem na situação brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas. Nossa comunidade escolar é afetada pelos fatores anteriormente mencionados.  É necessário reverter este quadro, e este é que se propõe nossa proposta baseada na perspectiva crítica, construtiva, científica e criativa. Assim, ela se compromete socialmente e politicamente com a sua comunidade no sentido de instrumentalizá-la para que se apropriem das ferramentas teóricas e práticas, úteis na luta pela sua emancipação.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Chico Santeiro situada no Bairro Nordeste, bairro criado oficialmente em 30/04/1968, localizado na zona oeste de Natal-RN possui alunos com média 4 a 12 anos de idade no Ensino Fundamental e a partia de 12 na EJA. O perfil sócio-econômico dos alunos é bem diversificado, alguns encontra-se situados na renda mínima, 40% dependem de programas da bolsa escolar e ajuda na aquisição de materiais escolares subsidiados. A escola possui alunos com necessidades especiais e a mesma apresenta uma estrutura física em condições razoável, assim como os móveis nela contidos.
 Objetiva a partir de um diagnóstico refletir sobre a prática desenvolvida e através deste poder documentar a realidade vivida, partindo para uma reflexão coletiva estabelecer estratégias de organização do trabalho pedagógico que atenda os conflitos e as defasagens cognitivas evidenciadas por esta comunidade. O planejamento acontece mensalmente e o mesmo é referendado pelos PCN’s nas suas diversas etapas: diagnostico, execução e a avaliação. Neste são contemplados projetos/oficinas, estratégias que visam atingir objetivos atrelados aos conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais. Segue informações descritivas da instituição:

Nome da escola: Escola Municipal Chico Santeiro
Código CIE:
24058815
Endereço: Rua da Cruz, S/N
Bairro: Nordeste
Município: Natal _RN
CEP:  59.042-150
Região: Nordeste
Diretoria Regional:
Telefone(s): 3232-4855
E-mail: raquel-jardim@hotmail.com
Site da Escola:                                  E-mail da Escola: chicosanteiro@gmail.com
Perfil do Bairro: Periférico, as margens do Rio Potengi


 2.1 Condição Física e Material

Distribuída em 3 (três) níveis de piso, a escola tem no seu primeiro piso: uma guarita com portão de acesso, um pequeno pátio, cozinha, despensa e a rampa que dá acesso ao segundo pavimento.
Apenas a guisa de informação, no pátio da escola são realizadas atividades diversas tais como: refeitório, auditório de reuniões, atividades culturais, aulas de educação física e ainda espaço de lazer para os alunos.
            No segundo piso estão a sala da direção, secretaria, a  Sala de Apoio Pedagógico Especializado (SAPES), banheiros masculino e feminino, biblioteca, uma sala de aula , duas pequeníssimas   salas  que foram transformadas em almoxarifados e o elevador.
A pequena sala da biblioteca atua também como sala de vídeo, sala de reforço pedagógico, sala de leitura e ainda em algumas situações como sala de reuniões. Dispõe de um bom acervo de livros didáticos, paradidáticos, revistas infantis, dicionários, mapas geográficos e de ciências, fitas de vídeo, cds, dvd, televisor , som e demais equipamentos que auxiliam as ações pedagógicas tais como retro- projetor, episcópio e outros.
 Conta ainda neste segundo piso com uma pequena área descoberta posicionada à lateral do pátio e da direção, onde funciona a Educação Infantil, constituída de uma sala de aula ampla com banheiro, um pergolado onde se cultiva plantas ornamentais,  um terraço servindo de refeitório com um pequeno jardim e o parquinho que fica numa área coberta. Esta sala possui ainda armários para as professoras, brinquedoteca, jogos, tv de 21 polegadas e micro- sistem. 
O piso superior é composto por seis salas de aula, sala dos professores, banheiro dos alunos masculinos e femininos, bebedouro e o acesso ao elevador.
As salas de aulas estão todas em bom estado de conservação, são arejadas, claras e seus mobiliários estão bem conservados. Possuem armários, ventiladores e quadros de lousa branca além dos convencionais.
A sala dos professores funciona também como sala da coordenação pedagógica e seu mobiliário compõe-se de mesa grande, cadeiras, armários individuais para os professores do noturno, armários para a coordenação pedagógica, birô, bebedouro, computador, um raque com tv de 29 polegadas e dvd,  e uma linha telefônica.
Os banheiros dos alunos, tanto no pavimento inferir quanto superior, são divididos em dois que por sua vez subdividem-se em quatro box individuais totalizando em 4 banheiros e 16 box.
Segue quadro demonstrativo:

Estrutura Física
Qtde. total
Adequada
Adaptada
Estado de conservação
Salas de Aula
07
07
07
bom
Sala de Direção
01
-
01
bom
Secretaria
01



Refeitório
02



Sala dos Professores
01
01
.
bom
Cozinha
01

-
-
Despensa
01



Laboratório de Informática
01



Sala de Leitura/ Biblioteca
01



Almoxarifado
01
-


Pátio coberto
02



Banheiro de Alunos Masculino
02



Banheiro de Alunos Feminino
02



Banheiro de Professor/ Funcionário
03

-
-
Depósito de Material escolar
01
não
sim
ruim
Depósito de Material de limpeza
01
não
-
ruim
Caixa d’água subterrânea
01
sim
-
bom
Caixa d’água elevada
01
sim
-
Bom
Sala de apoio pedagógico
01
Não
-
bom

2.2 - Contexto cultural

A grande maioria dos alunos reside na comunidade e são provenientes de famílias com baixos níveis de escolarização e de condições financeiras. A realidade sócio-econômica e cultural desta comunidade reflete muitas vezes a ausência ou ineficácias de políticas públicas, por isso o desemprego, a violência, a marginalização, as condições precárias de moradia e saúde, o trabalho infantil, o consumo de drogas licitas e ilícitas dentre outras são permanentes em seu cotidiano.
O grau de instrução predominantes dessas famílias é o Ensino Fundamental l incompleto, tendo como profissões: feirantes, lavadeiras, faxineiras, empregadas domésticas, pedreiros, motoristas, vendedores ambulantes, biscateiros, pequenos comerciantes. A renda familiar varia entre um a dois salários mínimos e para algumas a bolsa família é a única renda. Essas carências sociais ocupam o espaço escolar e diante da real situação a Escola não se exima da responsabilidade e busca suprir de alguma forma mecanismos que venha de encontro à situação vivida.

2.3 - Quadro de Pessoal

RECURSOS HUMANOS

Quadro Docente

O quatro docente é composto por 42 professores do Ensino Fundamental e da EJA. Deste total 24 (vinte e quatro) têm nível superior 15 (quinze) são pós-graduados e 03 (três) cursando o nível superior.
Equipe Diretiva

Composta por 09 profissionais sendo eles dois gestores, quatro coordenadores pedagógicos, um coordenador financeiro e uma inspetora geral. Estando todos qualificados na forma da lei. sendo cinco deles pós-graduados e quatro com pós-graduação em curso.

Diretora: Maria Raquel Medeiros de Macedo Silva
Horário de trabalho:  7h às 11h30min / 13h às 17h e 30min / 19h às 22 horas
Atua como diretora desde:  05/04/2005         ,e nesta Escola desde: 04/1990       Efetivo     (x  ) sim    (  ) não 
Vice-Diretor(a): Claudete Maria Souza de Aguiar
Horário de trabalho: 7h às 11h30min / 13h às 17h e 30min / 19h às 22 horas
Coordenador Pedagógico - Fund. I: Raimunda Moura Bezerra –matutino
                                  Psicopedagoga                     
                                       Elaine Cristina de Moura Rodrigues - vespertino
                                  Letras           
Horário de trabalho: 7h às 11h30min /

Horário de trabalho: 13h às              17h30min /

Apesar do número razoável de profissionais na equipe diretiva, consideramos insuficiente o número de coordenadores pedagógicos, isso pela questão das licenças médicas e outros afastamentos dos profissionais e pela estrutura física da escola que por apresentar-se com planos diferentes de piso e por estar assim dividida, dificulta o trabalho do coordenador pedagógico no sentido de assistir a todos os professores. Como resultado desta realidade, a direção torna-se assoberbada de tarefas, pois, além daquelas de cunho administrativo e financeiro, observa ainda a necessidade de atender solicitações emergenciais dos professores que se encontram no piso inferior da escola.
Quadro de funcionários
Secretaria
A escola dispõe de 10 técnicos, distribuídos nos três turnos, que trabalham na secretaria auxiliando a inspetora geral, os quais 7 (sete) têm nível médio, um com nível superior e dois estão cursando a graduação.
Auxiliares de serviços gerais
Neste setor, a escola conta com um total de 19 (dezenove) funcionários. Dentre eles três merendeiras, três auxiliares de merenda, e os demais trabalham distribuídos por turnos na limpeza da escola.
     Segue a seguir quadro demonstrativo:

Corpo Docente
Cargo
Efetivos
OFA
Eventuais
Professores de série inicial (6 anos)
02
-
--
Professores de 2º ao 5º ano
07
-
07
Professores de 6º ao 9º ano
--
-
--
EJA Fundamental
12
-
02
Professores de Educação Infantil
02
-
02
Professor de Ed. Física
03

03
Professor de Artes
03
-
03
Professore de Informática
03
-
03
Professor de Ensino Religioso
01
-
01
Professor de Sala de Leitura
03
-
03
Professor de Correção de Fluxo
02
-
02
Outros
04
-
04
  
Equipe de Apoio – Funcionários 2010
Cargo/Função
Vínculo
Estado

Prefeitura

Outros (Qual?)

Auxiliar de limpeza
-
-
Prefeitura
01
Terceirizados
06
Auxiliar de Cozinha
-
-
Prefeitura
-
Terceirizados
03
Auxiliar de Secretaria
-
-
Prefeitura
04
Terceirizados
04
Auxiliar de biblioteca
-
-
Prefeitura
02
ATIVA
01
Merendeira
-
-
Prefeitura
02
Terceirizados
---
Porteiro
-
-
Prefeitura
00
Terceirizados
02
Vigia
-
-
Prefeitura
03
ATIVA
01

-
-





Distribuição por turmas com seus respectivos horários, além de número de alunos matriculados em 2010.

Funcionamento da Escola em 2010
Turnos
Edu. Inf.
Ens. Fund. I
Ens. Fund. II
EJA
Manhã
X
X


Tarde
X
X


Vespertino




Noite



X

Número de alunos matriculados neste ano letivo (2010)
Série
Nº alunos
Série
Nº alunos
Educação Infantil
50
-
50
Total da Educação Infantil: 50

 50
Série inicial
50
-

2º ano
54
6º ano
-
3º ano
78
7º ano
-
4º ano
77
8º ano
-
5º ano
58
9º ano
-
2.4 - História da Instituição Escolar

A Escola Municipal Chico Santeiro surgiu através de um pedido de uma comissão de moradores liderados por Seu Valdomiro Lobato de Oliveira (75 anos). Atendendo a esta solicitação, entre os anos de 1961 e 1962 durante o governo do prefeito Djalma Maranhão, a escola é construída, inserindo-se no contexto do projeto do Mestre Paulo Freire “De pé no chão também se aprende a ler”, no meio da Rua do Norte, primeira rua do bairro, próximo ás margens do Rio Potengi e é batizada de Chico Santeiro.
Na administração do Prefeito Agnelo Alves, foi então construída em alvenaria e oficialmente criada em 28 de maio de 1966 pelo Decreto 326/76 e autorizada seu funcionamento através da Portaria 806/66.
Mesmo com precárias condições de funcionamento, tanto físicas como materiais, desenvolveu neste prédio, durante quase três décadas, atividades pedagógicas que abrangiam o ensino da Educação Infantil , séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos.
Novamente a luta e o empenho da comunidade escolar e local foram fatores determinantes: outra escola foi construída e inaugurada em 8 de abril de 1994, pelo então Prefeito Aldo Tinoco, localizada a Rua da Cruz S/N, no cruzamento com a Rua do Norte, no Bairro Nordeste.
Novamente a luta e o empenho da comunidade escolar e local foram fatores determinantes: outra escola foi construída e inaugurada em 8 de abril de 1994, pelo então Prefeito Aldo Tinoco, localizada a Rua da Cruz S/N, no cruzamento com a Rua do Norte, no Bairro Nordeste.

BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA

Chico Santeiro, nosso mais famoso escultor popular, o primeiro de que se tem notícia em Natal, segundo Veríssimo de Melo. É de supor que, tendo a alcunha de Chico Santeiro, seu nome verdadeiro fosse Francisco  acrescido do nome de família. Não era. Seu nome verdadeiro é Joaquim Manoel de Oliveira e que muita gente ignora, contrariando todas as previsões. O apelido foi posto pelo advogado natalense Paulo Viveiros.
Chico Santeiro, que era filho do paraibano Manuel Francisco Xavier, casado com Idalina Maria da Conceição, (segunda esposa de Xavier) nasceu no lugar Tinguijada, município de Santo Antônio do Salto da Onça, no Rio Grande do Norte.
Herdou do pai o gosto da escultura em madeira e, menino ainda talhava na imburana pequenas imagens de santo que vendia ou trocava por outros objetos. Veríssimo de Melo cita o caso da troca de um São João pequenino por um filhote de cachorro pelo qual Chico se apaixonara. Concluída a transação, apareceu o verdadeiro dono do cachorro que mal-satisfeito com o negócio terminou matando o animal a tiros o que provocou tremendo trauma no menino Chico, não obstante a indenização recebida.
Antes de fixar em Natal, Chico Santeiro morou em diversas cidades do Rio Grande do Norte, exercendo o ofício de santeiro, entalhando imagens ou consertando os santos da igreja.
Em 1932, casou-se em Goianinha com Maria Félix de Oliveira, que lhe deu nove filhos, três dos quais morreram.
Chico Santeiro deve ter vindo para Natal na década de quarenta. Morou na Av. Bernardo Vieira, no antigo “carrasco” na beira da linha do trem. Posteriormente passou a residir na Praia de Areia Preta, vizinho á Capela de São Francisco, em casa cedida pelo comerciante Sérgio Severo. Dali Chico mudou-se para a rua Guanabara, n} 56 – A no morro de Mãe Luiza, onde morreu e onde até hoje reside sua família. A casa foi uma doação do prefeito Djalma Maranhão.
Dos nove filhos de Chico, Irene, já falecida foi a que mais se destacou como continuadora do seu trabalho. Seu esposo José Bezerra da Silva, residindo atualmente na cidade de Natal também se distingue como herdeiro da arte do velho Santeiro Antônio Felix Filho foi outro que herdou o seu ofício.
No começo de sua vida de escultor popular Chico, entalhava santos e crucifixos. Um dia o prof. Protásio Melo, seu freguês de santos propôs-lhe esculpir na madeira um desenho de Fabião das Queimadas feito pelo prof. Hostílio Dantas. Foi o início da diversificação do  seu trabalho. A partir de então ele passou a esculpir os mais variados tipos regionais do Nordeste: cangaceiros, beatos, vaqueiros, carreiros, além de outra figuras que lhe eram encomendadas.
Hoje, há peças de Chico Santeiro espalhadas em diversas coleções particulares, principalmente em algumas coleções públicas do Estado como as da Escola doméstica de Natal; do Diário de Natal; da Capitania das Artes e outras. Uma coleção citada por Veríssimo de Melo é a que existe no Museu da Universidade Federal do Ceará. Até no Vaticano há peças do escultor . O Dr. Paulo Viveiros em visita ao Papa Pio XII, fez-lhe presente de uma imagem do Cristo crucificado que hoje deve integrar o acervo d e Arte da Santa Sé. Veríssimo fala ainda de dois Cristos em tamanho grande feitos por encomenda para o presidente Kennedy e para a Escola de Música do Rio Grande do Norte
Chico Santeiro dedicou sua vida inteira a enriquecer o patrimônio artístico do nosso Estado, com os frutos do seu maravilhoso trabalho
2.5 - O currículo na prática escolar

A proposta de educação de nossa escola tem ênfase em três aspectos importantes na questão curricular de ensino: projetos; temas geradores; prática- teoria-prática. A prática pedagógica por meio de projetos é uma forma de conceber o aluno, o professor, os recursos disponíveis e todas as interações que estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Para formar professores com espírito investigativo é necessário estimular a formação reflexiva que conduz a mudanças e tomadas de decisões, informadas pelo processo de reflexão sobre a prática. Assim durante o caminhar deste, prevê-se constante reflexão sobre a ação pedagógica em sala de aula, no intuito de fazer perceber que o olhar determina o caminho por onde e como se pode andar. Essa é uma oportunidade em que são mobilizados os conhecimentos sobre a prática educativa, na tentativa de se acabar com o considerado intervalo entre objetos de ensino e objetos científicos. Dentre os pressupostos teóricos adotados para o desenvolvimento do projeto com foco nas habilidades de leitura e produção textual, o relativo aos conhecimentos didáticos foi o da classificação dos conteúdos da aprendizagem: os conteúdos conceituais (o saber), os procedimentos (o fazer) e os atitudinais (o ser). Obviamente, todos os conteúdos são trabalhados em todas as instâncias, pois como salienta (Zabala),...” uma proposta de ensino não pode ser compartimentada por tipos de conteúdos, já que aprendizagem deve sempre fazer sentido, e assim estar relacionada a todos os componentes que intervém e que a tornam compreensível e funcional”.  Assim, em toda aprendizagem devem ser trabalhados conteúdos de diferentes naturezas, com conhecimento, por parte do professor. Outro passo deste, promover a interação entre todos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de diversas áreas do saber, buscando informações significativas para a compreensão das linguagens e resolução de uma situações problemas.
Durante todo o ano letivo as ações planejadas estão voltadas para um trabalho interdisciplinar com todas as turmas (Ed. Infantil até os 5º anos) do turno matutino e vespertino, além da EJA desta instituição; considerando que seus resultados serão positivos á medida que formos pesquisando, conhecendo e executando atividades atreladas ao tema que se refere à historicidade dos alunos.
 Esta implantação nasceu da consciência de contextualizar tema significativo que faz parte do dia a dia do aluno com a parceria família que é a primeira instituição educativa deste, resultará em concepções mais amplas.
 A fundamentação se concretiza nas idéias piagetianas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais: Emília Ferreiro, Vygotsky, Magna Soares, Howard Gardner, Wallon, Paulo Freire e outros.
O estudo a partir de Temas Geradores como forma de tomar da realidade concreta o ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem estanque e desatualizada do ensino/aprendizagem mais atraente e significativo para os educandos. Sendo assim; esse método de ensino torna o processo ensino- aprendizagem mais voltado às necessidades e aos interesses dos alunos.
Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que permite a escola ser capaz de atender as demandas da sociedade, considerando as expectativas, potencialidades e necessidades dos mesmos.
As questões de investigação são formuladas pelos sujeitos do conhecimento levando em conta suas duvidas, curiosidades e indagações e a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crença, interesse e experiência, interagir com os objetos de conhecimento.
Através da relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os conhecimentos que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a aprendizagem de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.
Queremos um método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas varias dimensões da vida humana.
A participação coletiva provoca os educandos a vivências e assegura aos mesmos o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo. Os métodos de ensino ou a didática utilizada pelos educadores devem incentivar os educandos a se assumirem como sujeitos do processo ensino-aprendizagem: que têm opiniões, posições, contestações, questionamentos, dúvidas, entre si, com os educadores, pais e outros. O dia-a-dia escolar deve ser espaço de concentração para o estudo, mas também da fala, da discussão, da expressão de sentimentos.
A educação não é obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da afetividade, do sentimento. E é esta combinação que precisa estar tanto no ato de educar, como no de ser educado e deve ser o pilar da relação educador- educando, sustentado pelo companheirismo e pelo respeito no sentido  profundo e libertador da palavra.
2.6 – Plano Anual

Entendendo-se que o agente principal da escola é o aluno, ele deverá:
Compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
Refletir sobre as ações de cidadania;
Atribuir significados aos conhecimentos pertinentes a sua história de vida;
Formar consciência da sua missão como aluno e qual a função da escola;
(Re) conhecer e valorizar sua cultura.



Objetivos específicos
Incentivar a linguagem escrita e a oral;
Evidenciar diferenças entre a língua falada e a escrita, além das suas funções;
Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos em foco;
Desenvolver a habilidade de manuseio do computador através dos recursos do mouse e do teclado;
Despertar nas crianças o desejo de produzir arte com mais criatividade de forma contextualizada;
Dar espaço à criatividade da criança, à sua imaginação, à sua capacidade de apropriar-se do mundo e transformá-lo;
Desenvolver a capacidade de interpretação crítica dos fatos e das situações reais.

DESENVOLVIMENTO / METODOLÓGICO

Para executar as ações planejadas, buscamos articular um tema condutor que atendesse aos objetivos do grupo e ao mesmo tempo à filosofia da escola, assim em consenso criamos o título “Escola e família: diversos olhares em busca de cidadania”. Buscou-se também levar em consideração a nossa organização curricular que se norteia por área de conhecimento segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de forma interdisciplinar. Os sub-temas desenvolvidos podem ser classificados em temas cíclicos (datas comemorativas que todo ano se repetem no calendário escolar) e temas contextuais, que surgem a partir do interesse da turma, assim apresentamos algumas atividades que são permanentes ao nosso fazer: planejamento semanal com os professores (cronograma em anexo); momento cívico; reforço escolar; projetos viajando na leitura e estratégia escolar e atividades diversificadas (DVD, jogos, ora do conto, biblioteca, parque), outras acontecem de acordo com a necessidade do tema em foco. É importante organizar nossos trabalhos considerando os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de organizar e planejar atividades adequadas à turma, alicerçando este fazer com dedicação, conhecimento, sensibilidade, criatividade e ludicidade para que os conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais se façam presentes. As crianças, desde o nascimento, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da escola. Desta forma, adquirem conhecimento sobre a vida social ao seu redor.
 A interação entre o aluno e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual do ser humano. Esta leva a uma oscilação contínua entre equilíbrio e desequilíbrio, tudo isto é comprovado pela teoria Piagetiana.
Levando em consideração todo esse processo, empregamos na metodologia a forma de participação ativa, que leva a criança à vivência e a experiência além de fornecer-lhe um conteúdo. Nossa preocupação é com a aprendizagem significativa, pois metodologicamente centramos no reconhecimento do alfabetizando como sujeito ativo do processo. As crianças são criadoras de cultura, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para saúde, a sexualidade a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia. Para Vygotsky, o aprendizado é essencial ao desenvolvimento do ser humano e se realiza principalmente pela interação social. 
Aprender a ler e a escrever, isto é, tornar-se alfabetizado significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita (ler); não basta, porém, adquirir essa tecnologia, é preciso apropriar-se da escrita, isto é, fazer uso das práticas sociais de leitura e escrita.  “... não basta a alfabetização, é preciso atingir o letramento que é o estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive, conjugando-as com as práticas sociais de interação oral”. Segundo Magda Soares (1998) a metodologia de projeto abre um leque de possibilidades de aproximar as práticas escolares dos usos da escrita.
A estrutura desse trabalho compõe-se de atividades que enfocam descobertas, resgate cultural e sistematização por meio de jogos, aulas passeios, dinâmicas, hora do conto (reais, literário, fictício), oficinas (lógicos lingüísticos / matemáticos) e a atitude interativa entre alunos/professora. Atividades como estas que trabalham ora com as diferentes formas de linguagem, ora com jogos, ora com dinâmicas, ora com oficinas e o diálogo como articulador do processo de socializações significativas; acredita-se que atuaram nas dimensões inerentes da aprendizagem (social, psicológica e pedagógica).
Quanto aos conteúdos, abordaremos por disciplinas organizados, segundo os PCNs, mas adequados á realidade local.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Organização Espacial (áreas internas e externas);
Organização Temporal (atividades básicas, seqüenciais e construção coletiva de projetos);
Eixos de Trabalhos: Identidade e Autonomia; Movimento; Artes Visuais; Música; Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; Matemática.

ENSINO FUNDAMENTAL I: (1º Ano, 2º Ano, 3º ano).

Língua Portuguesa

Fazer e participar de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas, ouvindo e planejando a fala para diferentes interlocutores;
Ouvir com atenção textos lidos;
Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas, e canções, e outros de diferentes gêneros;
Conhecer e recontar repertório de textos literários;
Escrever textos de memória de acordo com sua hipótese de escrita;
Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita;
Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa;
Localizar palavras em texto;
Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional;
Reescrever ditando textos conhecidos;
Revisar textos coletivamente, apoiados pela leitura em voz alta feita pelo professor ou em parceria com colegas;
Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original;
Produzir textos simples de autoria, além da utilização dos recursos da linguagem escrita.

Matemática

Ampliar o conhecimento dos números;
Contar oral e mentalmente objetos;
Utilizar estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam as quatro operações;
Ler mapas e plantas baixas simples;
Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas;
Montar e desmontar embalagens tridimensionais;
Usar o calendário e realizar organização temporal;
Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas;
Começar a usar e a fazer tabelas simples, além de gráficos com colunas e barras;
Saber regras e utilizar o sistema numérico;
Ler e produzir escritas numéricas;
Usar diversas estratégias de calculo;
Usar técnicas convencionais de adição e subtração;
Começar a sistematizar algoritmos (conta armada);
Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
Interpretar representações do espaço;
Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas;
Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.

Geografia

Questões ambientais (poluição do ar, lixo, enchentes e moradia, desmatamento, as agressões ao meio ambienta, queimadas);
O espaço da cidade (a cidade com seus bairros, meios de transporte, meios de comunicação);
A escola (direito á educação, profissionais da escola, organização e representação da sala de aula);
A rua (rua espaço de circulação, lugar de trabalho, a sinalização das ruas, lazer e manifestação na rua);
O espaço e o campo (espaço rural, hábitos culturais, alimentos produzidos no campo, a criação de animais no campo).     
      
História

A comunidade (a história do aluno, o bairro, a família, o trabalho, a criança e o trabalho, turismo);
Somos todos cidadãos (quem governa o município, o Estado e o país, direitos e deveres, transportes nos dias atuais e em outros tempos, antigas profissões).
Ciências

O mundo em que vivemos (a terra como planeta, os movimentos da terra, formas de se orientar: calendário, bússola e o sol, percebendo o que está em volta);
Conhecendo os ambientes (os principais usos dos solos e as relações com a água no campo e na cidade, as plantas, os animais, as pessoas e o ambiente, os seres vivos e os não vivos)
As pessoas são assim (o corpo, os cuidados com o corpo e tipos de alimentação);
Conhecer para preservar (recursos naturais: água com ciclo e formas, o céu e a terra);
Riquezas da nossa terra (petróleo, sal, pesca e outras).
           
Artes

Visa à alfabetização estética (plástica, musical e cênica) valendo-se de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras;
Linguagem visual (desenho, pintura, recorte/colagem, modelagem, elementos básicos da linguagem visual: linha, textura, forma e cor);
Linguagem musical (materiais sonoros, canções, músicas folclóricas, ritmo, volume);
Linguagem da dança (características corporais, locomoção deslocamentos, orientação no espaço, gestos e movimentação danças folclóricas);
Linguagem do teatro (jogos de atenção, jogos de lateralidade, jogos de cooperação, folclore).
              
Educação física

            Conta com um espaço privilegiado para trabalhar as relações, para ensinar a cooperar, já que sabemos que tanto cooperação quanto competição são ensinadas/aprendidas pela Educação formal e informal. Atividades de movimentos, equilíbrios, jogos, expressão rítmica e brincadeiras são tópicos que oferecem caminhos para que os alunos compreendam o desenvolvimento de regras, normas e valores, além da aprendizagem motora tão necessária ao ser humano.
Conhecer seus limites e possibilidades para estabelecer as próprias metas;
Compreender, valorizar e saber usufruir as diferentes manifestações culturais;
Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas;
Manter o respeito mútuo, a dignidade e a solidariedade em situações lúdicas e esportivas, resolvendo conflitos de forma pacífica

Informática

Português (comunicação oral, produção de texto, Análise e reflexão sobre a língua);
Matemática (espaço e forma, números e operações, figuras planas e gráficos);
História (pesquisa e produção : História do Brasil e local);
Geografia (representação da paisagem, cartográfica, mapas virtuais);
Ciências (simular experimentos, explorar remotamente a terra e o sistema solar);
Artes e Educação Física (Desenho, pintura, escultura e colagem, esportes, jogos, regras de jogos, práticas corporais).

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e sistematizada através das técnicas avaliativas e procedimentos de cada aluno, levando em conta seu nível e ritmo de aprendizagem. Acompanhar seu desempenho no decorrer do processo de ensino/aprendizagem é o nosso objetivo.
Na execução da abordagem de cada sub-tema serão feitas atividades como: trabalho em grupo e individual; leitura de textos; prova; produção textual em dupla e/ou individual com o intuito de avaliar a prática pedagógica e execução dos alunos através da participação e interesse nas atividades propostas.

TÉCNICAS AVALIATIVAS

Diagnóstico inicial da turma;
Registro, análise e reflexão sobre a prática no cotidiano escolar;
O caminhar de cada aluno (avanços, fracassos, suas dificuldades, suas competências);
Avaliação quantitativa (atividades escritas);
Discussão a respeito do tema em foco com os alunos;
Questionamentos, levantamentos de hipóteses;
Trabalho individual / coletivo de escrita e leitura;
Observação do comportamento;
Observação dos registros escritos;
Observação das habilidades adquiridas, das não adquiridas e das que estão em processo;
Avaliar o aluno como um todo (afetivo, cognitivo e social);
Provas por disciplinas;
Pesquisas/experimentos, etc.




PLANO ANUAL DOS ALUNOS DA EJA I, II, III e IV NÍVEIS.

JUSTIFICATIVA

O consenso em torno da temática  “Ciências, Tecnologia e Sociedade” se deu pelo fato de entendermos,o homem como sujeito ativo que mantém relações com o meio, compreendidos em sua totalidade de aspectos: sociais,políticos,biológicos, econômicos,culturais,tecnológicos,etc.
Sendo a escola um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade, se faz necessário que pensemos sobre a relação entre ciências, tecnologia e sociedade.Passamos por mudanças radicais nos modelos estabelecidos (paradigmas), e como educadores conscientes do nosso papel na sociedade, precisamos preparar os jovens para vivenciar este novo momento,dando ferramentas para que os mesmos possam compreender que as descobertas cientificas e tecnológicas terão influência direta na  sua vida.
Nessa perspectiva interdisciplinar, sugerida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN”S), de uma educação voltada para Ciência, Tecnologia e Sociedade, onde o sujeito se apropria de conhecimentos, atitudes e valores para uma construção coletiva de uma sociedade mais justa, trabalharemos com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis I,II,III,e IV, da Escola Municipal Chico Santeiro,turno noturno.
II - OBJETIVOS

GERAL
Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, voltada para importância e benefícios da ciência e tecnologia na vida das pessoas.

ESPECÍFICOS

Identificar formas de capacitar os educandos no uso das novas tecnologias;
Identificar e valorizar o homem como agente de transformação de sociedades justas e tecnologicamente evoluídas;
Reconhecer a importância de levar para sala de aula questões que contemplem as relações existentes entre o contexto cientifico - tecnológico e social;
Reconhecer formas de trabalhar em conjunto com as várias disciplinas que compõem o currículo, desenvolvendo um trabalho que possa levar o aluno a compreender a influência da ciência e da tecnologia e a interação entre elas;
Identificar e despertar no aluno a curiosidade, o espírito investigador, questionador e transformador da realidade;
Estimular o aluno a refletir sobre as inúmeras possibilidades de leitura acerca da ciência, tecnologia e sociedade, levando-os a assumir uma postura questionadora e crítica.   

III – METODOLOGIA:

A metodologia priorizará a formação do cidadão consciente,crítico,autônomo e participativo,frente ao seu cotidiano e a sociedade em geral.Assim, no processo ensino-aprendizagem serão criados espaços e estratégias que permitam a participação, análise,argumentação crítica e o posicionamento dos alunos visando o exercício da cidadania.
      Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas, debates, entrevistas com técnicos e profissionais que trabalham diretamente com a área da ciência e tecnologia; mostrando os avanços e descobertas que estão mudando a história; relatórios, divulgação dos trabalhos elaborados, fotos, aula de campo, etc.
Durante o processo, serão considerados de forma integrada os aspectos cognitivos, emocionais e sociais no desenvolvimento do aluno.O professor terá o papel de coordenar e mediar o processo,priorizando estratégias coletivas de trabalho para facilitar a aprendizagem e a autonomia dos alunos.

IV – CULMINÂNCIA DO PROJETO

Exposição dos trabalhos realizados no final da execução do projeto.




V – CONTEÚDOS / ÍNDICES

Disciplina: Língua Portuguesa

Descrição de objetivo e gravuras, lugares, desenhos;
Adequação de linguagem e diferentes ocasiões e pessoas;
Argumentação e debates de temas variados;
Formação e construção de palavras, frases e textos;
Organização do espaço tráfico: margem, parágrafo, segmentação;
Leitura e compreensão de textos variados;
Ortografia a part9r das dificuldades apresentadas;
Noção de classe de palavras: adjetivo, artigo, pronome, substantivos: simples, compostos / primitivos e derivados, verbo.
Disciplina: Matemática

Reconhecimento e uso dos números no contexto diário;
Leitura e escrita dos numerais;
Classificação dos números: maior / menor, antecessor / sucessor, pares, ordem crescente / decrescente, etc;
Sistema de numeração decimal: unidade, dezena, centena e milhar;
Composição e decomposição dos números naturais;
Operação de adição e subtração sem e com reserva; multiplicação com 1 e/ou 2 algarismos;
Compreensão e resolução de problemas com adição, subtração sem e com reserva e multiplicação com 1ou 2 algarismos;
Medida de tempo: minuto, hora, dia, semana, mês e ano.
Disciplina: Ciência

Identificação dos seres vivos e não vivos;
O corpo humano: as partes e funções; os órgãos dos sentidos; funções e cuidados;
Alimentação e nutrição;
Classificação dos alimentos mais consumidos de acordo com as funções dos nutrientes;
Verificação do prazo de validade, composição, uso de conservantes nas embalagens de produtos industrializados;
Hábitos alimentares;
Higienização de alimentos;
A importância da higiene corporal, mental e ambiente social para a saúde;
As plantas e suas partes;
As doenças e forma de evitá-las: vacinas, cuidados, remédios caseiros, etc.;
Água: importância, cuidados e qualidade;
Os animais: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.
Disciplina: História

Resgate da identidade e história de vida do educando usando a linguagem oral, escrita, desenhos e dramatização;
Identificação dos documentos pessoais, utilidade e aquisição;
Respeito às diferenças de cor, hábitos, religião, profissão, gênero, etc;
Descrição do grupo familiar e formas de relacionamentos;
Histórias das moradias / escola / bairro;
Profissões dos alunos no bairro;
Profissões e profissionais do futuro;
Disciplina: Geografia

Zona rural e urbana;
Região do Brasil / Estados;
Nossa cidade / História;
Bairros de Natal;
Observação, descrição e desenhos dos espaços de vivência;
Localizações dos espaços de vivência: casa, rua, escola, bairro;
Serviços de infra-estrutura do bairro, funcionamento e qualidade;
Atividades econômicas existentes e profissões;
Recursos do bairro Nordeste (naturais): Rio Potengi, mangue;
VI – RECURSOS

Quadro negro e giz
Folhas de papel: ofício, madeira, cartolina, etc.
Revistas, jornais e livros;
Vídeo, TV, DVD;
Computador, som, CD;
Mapas, globo e jogos educativos;
Música, poesia e filmes;
Coleção hidrocor, pincel e EVA;
Fita adesiva, tinta e isopor;
Ônibus (aula de campo);
Máquina fotográfica;

VII – AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá continuamente durante o processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo orientar o acompanhamento e o (re) planejamento dos conteúdos e atividades levando os professores e alunos a perceberem os avanços e dificuldades, e com base nos mesmos,buscar novas formas de trabalho.
 Durante o processo, avaliaremos sistematicamente através de observações e registros individuais, atividades individuais  e em grupo, para que os mesmos,também, possam se auto-avaliarem e se posicionarem frente a relevância das questões estudadas e dos novos desafios, constatando se houve mudanças de postura significativa.

SABERES CONSTRUÍDOS C E AVALIADOS COM A FORMAÃO CONTINUADA

Iniciamos o ano letivo em estudos com os professores, onde pudemos fazer pontes com o saber construído em 2009, avaliando-o com o intuito de buscar estratégias de superação diante dos entraves do processo. Assim estudamos estas 50 ideias sobre práticas pedagógicas que se encontram anexas ao documento, fomos recepcionados com a dinâmica:
Kit da Felicidade
Este é o kit da FELICIDADE para acompanhá-lo(a) sempre. Nele você encontrará o indispensável.
Fio de ouro,
Lápis;
Caneta;
Elástico (aqueles de dinheiro);
Clipes;
Borracha;
Uma balinha;
Uma agenda.
Modo de Preparar
Unir todos os itens acima, em uma bolsinha de presente. Coloque dentro desta, a mensagem a seguir e a utilize na sua vida e seja feliz !!!
Contribuições:
FIO DE OURO representa a família. Ela (CHICO) VALE OURO!
 LÁPIS E CANETA: para registrar os momentos importantes da família: (DIAGNÓSTICO, ACONTECIMENTOS (positivos ou negativos) , AVALIAÇÃO);
ELÁSTICO: para lembrar seu círculo de amizade. Ele poderá tornar-se grande ou pequeno conforme sua capacidade e desejo de relacionar-se com todos;
CLIPES para juntar todos os ensinamentos e experiências positivas;
BORRACHA para apagar o ressentimento e a mágoa. Ela representa o perdão, um coração sem preconceitos;
 AGENDA. Siga estas instruções: escreva oito palavras que farão parte da sua prática diária.

O sorriso... é o cartão de visita das pessoas saudáveis.
Distribua-o gentilmente.

O diálogo... é a ponte que liga as duas margens, do eu à do tu.
Transmite-o bastante.

O amor... é a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um(a) eterno(a) desafinado(a).

A bondade... é a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores.

A alegria... é o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
Esbanje-o, o mundo precisa dele.

A paz da consciência... é o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade.
Viva em paz consigo mesmo.

A fé... é a bússola certa para os navios errantes, incertos,
buscando as praias da eternidade.
Utilize-a sempre.

A esperança...é o vento bom enfunando as velas do nosso barco.
Chame-o para dentro do seu cotidiano.

Acreditamos que com essa agenda... a felicidade pode ser a
companheira e aliada para tocar o barco da vida.
E lembre-se de carregar consigo uma balinha para adoçar a sua vida e principalmente a do próximo.
Esta ação permitiu que os professores se comprometessem muito mais com o processo ensino-aprendizagem a partir da filosofia dos mesmos. No segundo dia debatemos sobre as rotinas escolares e sobre a parceria família, finalizado com a elaboração de uma cartilha que será referendada pelo regimento da escola e pelo conselho tutelar (em anexo):
Cartilha elaborada com a participação dos docentes e equipe escolar  com o objetivo de entregar aos pais no inicio do ano com normas e regras estabelecidas pelo conselho escolar desta instituição.



ORIENTAÇÕES DISCIPLINAS


Justificativa:
Justificamos a elaboração desta cartilha que determina direitos, deveres e normas de conduta a serem seguidas pelos alunos, traçadas pelo aparato legal que orienta a aplicação destas medidas  expressas no Regimento Escolar. O documento também define ações para “restaurar a harmonia e o adequado ambiente pedagógico”, como o envolvimento dos pais ou responsáveis no cotidiano escolar, orientações individuais ou em grupo para mediar conflitos e encaminhamentos.
Orientações Disciplinares:
Frequência: A frequência às aulas, às comemorações cívicas e a todas as atividades extraclasse promovidas pela escola é obrigatória para todos os alunos. O registro da frequência é feito no diário do professor.  O aluno deve ter frequência mínima de 75% ao total de aulas em cada componente curricular e atividades da série. O aluno só poderá entrar ou sair da escola, fora do horário, com a autorização da Coordenação Pedagógica e do seu responsável, após justificativa.
Uniforme: é exigido uniforme completo, conforme normas escolares aceitas por ocasião da matrícula. Seu uso diário é obrigatório.
Proibido usar boné, touca e capuz, em sala de aula, laboratório ou outros espaços físicos fechados para estudo, nos pátios e corredores da escola. Mascar ou trazer chicletes para o estabelecimento.
Atraso às Aulas: O aluno deverá chegar, pelo menos, 10 minutos antes do horário do início das aulas. Início às 7h com tolerância de 20min e término às 11h 15min/ 13h com tolerância de 20min e término às 17h 15min.
Material e Mobiliário Escolar: O aluno deve zelar pelo seu material didático, como também pela conservação do prédio, mobiliário e/ou objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários, bem como de tudo que é de uso coletivo e responsabilizar-se pelos danos que porventura causar, indenizando os prejuízos. Quando retirar da Biblioteca livros para consultas, deverá devolver no prazo que foi estipulado.
Ficha individual do aluno: Seu preenchimento será obrigatório. Nela teremos todas as informações pessoais e familiares do aluno e esta servirá para:
a) identificar informações sobre o aluno junto à escola;
b) identificação familiar (grau de parentesco);
c) Identificar responsáveis pela entrada e saída do aluno.
d) Solicitar a presença dos pais na escola, efetuar atendimento e buscar alternativas para sanar as dificuldades do aluno no cumprimento das normas de convivência e integração com o grupo.
Acesso ao Colégio: Cabe ao aluno trazer diariamente, e apresentar sempre que solicitado, a carteirinha de identificação escolar, assim proibiremos a entrada dos estranhos.
Todas as demais pessoas serão atendidas na portaria da ESCOLA.  As exceções ficarão a cargo da Instituição.
A Escola, contudo, sempre estará pronta a ouvir sugestões e a encaminhar as reclamações a quem de direito, insistindo para que sejam atendidas.
Segurança: Nossos porteiros são cuidadosamente treinados para o atendimento escolar, comodidade de pais e segurança dos alunos.
Serviço de limpeza: Limpeza é uma questão de saúde e fazemos questão dela na rotina diária
Cursos Extras: O projeto “O cuidar gera conhecimento” com as mães permanecerá.
Respeito: Não se toleram brigas e atos de violência, agressão ou tentativa de agressão física ou moral a diretores, professores ou funcionários e entre nossos alunos. Ao aluno é proibido discutir ordens com o professor, bem como formar grupos ou promover algazarras, comemorações inadequadas (ovadas, aviões bolinhas de papel) nos corredores, pátios ou nas imediações da escola, durante o período de aula, no seu início ou término e também qualquer desordem e atos ofensivos à moral e aos bons costumes envolvendo o nome da escola.
Uso de palavras obscenas: Qualquer aluno, em qualquer recinto da escola, seja a sala de aula, pátio, portão de entrada ou até mesmo na calçada da escola, que proferir palavras obscenas, de qualquer natureza, e dirigidas a quem quer que seja e em qualquer circunstância, será advertido por escrito. Na reincidência enviaremos os registros ao conselho tutelar.
Objetos: O Colégio não se responsabiliza por objetos perdidos no interior de seu recinto e muito menos os indeniza. Insistimos para que os alunos não tragam objetos de valor, e marquem seus blusões e outras peças para facilitar a localização do dono em caso de extravios.
O não cumprimento de quaisquer de seus deveres e das determinações expressas nestas Orientações, por parte do aluno, implicará para o mesmo:
advertência oral;
advertência escrita com comunicação aos pais e registro na ficha de ocorrência do aluno;
comunicado por escrito ao conselho tutelar;
Dispensa: Somente em caso de doença (mal súbito), será permitido aos alunos se retirarem do Colégio durante o período de aulas após ciência e autorização dos pais ou responsáveis.
Toda dispensa é registrada como falta à aula e o aluno deverá arcar com todas as consequências do conteúdo programático.
Durante o recreio, deverão dirigir-se aos pátios do Colégio, não sendo permitida a permanência nas salas ou nos corredores.
Reflitam:
Senhores pais gostariam de lembrá-los que os filhos são reflexos de atitudes criadas em família e que cabem a vocês, juntamente com a Escola, torná-los pessoas equilibradas e capazes de agirem de modo independente em seu desenvolvimento psicológico e social.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

REGIMENTO ESCOLAR 2011

ESTAMOS EM PLENA ATIVIDADE ATUALIZANDO O REGIMENTO ESCOLAR QUE
ERA DE 2006. APÓS 5 LONGOS ANOS ESTAMOS DEIXANDO AS NORMAS
LEGAIS EM DIA COM NOSSA REALIDADE.
TODA EQUIPE ESCOLARA ESTEVE ENVOLVIDA NO PROCESSO.
EM BREVE PODEMOS BAIXAR AQUI ALGUMAS NORMAS VIVIDAS
NA ESCOLA.

O DIA DO ESTUDANTE NO CHICO SANTEIRO

O DIA DO ESTUDANTE NO CHICO FOI MUITO ANIMADO.
REALIZAMOS A FESTA NO DIA 11 MESMO, PRA PAGAR UM
DIA DA GREVE, MAS FOI MUITO BACANA. NINGUEM
ESMORECEU. EM BREVE FOTOS E MAIS PAPO.