segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Chico Santeiro busca de forma coletiva a participação organizada de todos os segmentos que compõe a nossa comunidade escolar com o intuito de assegurar educação de qualidade á todos os alunos que nela se integram. Por isto intensifica reflexões a respeito de suas ações, visando dinamizar o processo educacional. Esta Instituição compreende a política nacional, as diretrizes da política municipal, as aspirações da comunidade, os objetivos e valores da Escola e os resultados de desempenho escolar.


Fundamentado na lei 9.394/96 da nova LDB, art. 12, inc. l que diz, “... os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica...”. Assim, por prerrogativa desta lei e pela consciência política dos seus educadores que a Escola Chico Santeiro implementa, este documento visando intensificar o desenvolvimento de ações cooperativas, eficazes e renovadoras estabelecendo a partir daí uma forma de organização do trabalho pedagógico que domine os conflitos, buscando excluir as relações competitivas, corporativas e autoritárias, trazendo para um compromisso coletivo.

Pretende-se através deste, promover ao corpo docente reflexões-ação reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem baseada na Ética, Solidariedade, Justiça Social e liberdade a uma efetivação de uma política pedagógica coerente, tendo como referencia esses valores sócio-humanitários.

Sendo a escola lócus de confluências e de interesses, nela reside os mais diversos problemas conflitais, ora de origem social, ora de ordem pedagógica. O que vemos repetir-se continuamente é um contingente de alunos abandonando a escola, e muitos dos que persistem enfrentam anos consecutivos de reprovação. Ou seja, o fracasso escolar, movido pelo desinteresse e indisciplina é fruto de uma escola que perpetua injustiças sociais que sempre fizeram parte da história do povo brasileiro.

Diante de tudo isso, a Escola tem consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão deverá estar apoiada sobre as quatro aprendizagens fundamentais que funcionam como pilares da Educação voltada para o desenvolvimento das potencialidades e capacidades dos educandos.